0Shares

O que é Poliamida 12?

Você provavelmente já é familiarizado com o material chamado nylon certo? Pois saiba que ele é um tipo de Poliamida. Assim sendo, poliamidas são nada mais que uma espécie de plástico. Na engenharia são utilizadas para a fabricação de tubos para diversos fins, dentre eles o gasoduto de poliamida.

Devido as suas características químicas este material tem como destaque a resistência mecânica intermediária, altas temperaturas de fusão e estabilidade química.

 

Uso da Poliamida na Engenharia

Por mais que o uso da poliamida na construção de tubulações tenha surgido nos anos 1970, essa tecnologia ainda é uma novidade no cenário da engenharia brasileira. O caso de sucesso com maior destaque recente, foi a execução do maior gasoduto em poliamida 12 do mundo – executado pela Construtora Elevação – com 23 km de extensão, para a Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), transportando biometano gerado dos resíduos sólidos no ASMOC (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia) a rede de distribuição.

Posteriormente a conclusão da obra, a CEGÁS foi premiada com o Prêmio Regional de Inovação, concedido pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), devido a utilização do biogás, um gás natural renovável (GNR), que por consequência contribui para o meio ambiente.

Outro destaque no uso da poliamida 12 dentro do citado empreendimento é a otimização dos recursos utilizados na obra, por ser realizada através de furo direcional (método não-destrutivo – MND), assim facilitando a liberação de licenças ambientais, reduzindo o tempo de execução da obra e diminuindo a possibilidade de acidentes de trabalho.

Maior gasoduto em Poliamida do mundo - Cegas

Benefícios do Gasoduto de Poliamida.

O padrão da industria de gasodutos atualmente é o aço. Há alguns anos são pesquisas as diferenças da poliamida em relação ao aço, com a finalidade de aumentar a eficiência. A seguir alguns benefícios da poliamida em relação as tubulações de aço.

  1. Foi comprovado o aumento de 20% do fluxo de gás, quando comparado a estruturas de aço de mesmo diâmetro (ver no estudo do PDF em link abaixo), devido a baixa rugosidade.
  2. 40% menor custo de bombeamento, devido a menor resistência a tração.
  3. Menor riscos de trabalho na obra, devido a redução da abertura de valas.
  4. Redução do impacto ambiental.

Para consultar estudos mais profundos sobre o uso da Poliamida 12 (PA12) para distribuição de gases, sugerimos o seguinte estudo: https://www.vestamid.com/product/peek-industrial/downloads/gti-final-report-en.pdf

 

Sua empresa precisa construir dutos e quer otimizar a operação?

As tubulações de Poliamida 12 podem ser uma boa alternativa. Devido a sua considerável complexidade, obras de gasodutos devem ser realizadas por um corpo técnico com ampla experiência no segmento. Sendo assim, a Construtora Elevação, com o maior gasoduto de poliamida do mundo no portfólio, terá o prazer em lhe ajudar.

Nós, da Construtora Elevação, temos a expertise ideal para atender suas necessidades! Com 43 anos de experiência em execução de obras e 20 anos de experiência apenas no mercado de gasodutos, apresentamos a competência, a equipe técnica, o acervo e a estabilidade empresarial necessários para dar confiança ao seu investimento! Fale com a gente!

Fale com a Elevação!

 

Originally posted 2020-01-23 12:49:34.

0Shares
Fale com a Elevação direto pelo whatsapp.